quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A avaliação externa do desempenho docente está no ponto…

Com a observação de aulas a borbulhar e o conselho de escolas a delirar criando nos docentes expectativas infundadas, porque os mekinhos não vão ceder, devemos preencher o papelito e…em fevereiro logo se verá.

 O centro de formação em colaboração e sintonia com a respetiva comissão pedagógica, tem apoiado, disponibilizando legislação, modelos e esclarecimentos, eventualmente distorcidos pela notória ausência da tutela perante as dúvidas que nos assolam…é um navegar à vista.

 Na plataforma de aprendizagem não seria curial nem assisado expressar a minha posição contrária ao desenvolvimento deste procedimento, que considero totalmente inconsequente, atendendo às condições gravosas impostas ao (não) desenvolvimento da nossa carreira.

 Fiquei estupefacto quando me apercebi que centenas de colegas que conheço e que considerava já estarem integrados pelo menos no 7.º escalão, estão ainda no 4.º escalão e aí permanecerão, julgo eu, pelo menos até 2015, ou seja até ao final deste ciclo avaliativo.

Afigura-se-me clara a estratégia da tutela: até 2015, não há descongelamento e os colegas que estão nos escalões de topo, vão saindo, por aposentação ou porque irá ser criado um mecanismo qualquer que os convide a sair do sistema (estejam atentos à história dos 4.000 milhões). Baixa-se assim significativamente o custo operacional do sistema educativo, adula-se a troica e respeita-se o rei mago que afirmou ontem que somos um país de programa!
 
Mas existem certezas e uma delas prende-se com a recuperação da classificação: a classificação obtida em observação de aulas nos modelos anteriores é recuperável JÀ AGORA: ninguém tem que se sujeitar a um novo ciclo de observações para optar posteriormente entre diversas classificações. Quem já obteve uma classificação consentânea com excelente na observação de aulas, iria recuperar o quê? Mas, quem obteve uma classificação baixa nesse domínio e queira pugnar pela sua melhoria ou pelo Excelente, terá que requerer observação de aulas este ano letivo ou no próximo. Quem nunca se sujeitou ao processo de observação de aulas e integra o 2.º e 4.º escalão ou pretende ter Excelente pertencendo a outros escalões, solicita observação de aulas. Nada mais simples, nada mais evidente. Não pode haver outra leitura da legislação, Não vamos perder esta batalha, podemos perder outras até que a guerra seja ganha, mas esta não.

 PELO MEC, porque apesar de ser da educação não terá essa grandeza, PEÇO DESCULPA AOS COLEGAS CUJA PROGRESSÃO SE ENCONTRA CONGELADA.

1 comentário:

  1. Ora, aqui está um post lúcido. Felizmente o poder não corrói todos. Parabéns !
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar